quinta-feira, 30 de setembro de 2010

NEGOCIAÇÃO COM OS PAIS


Você precisa de um aumento na mesada? Ou quer chegar mais tarde da balada? Para se sair bem no papo com os pais, vamos te ajudar a aprimorar suas habilidades de negociação.



Quero voltar tarde da balada
Se você vive tentando dobrar seus pais e nunca consegue bons resultados, talvez o grande
desafio a vencer seja o de aprender a escutar os argumentos dos mais velhos. É inevitável que, em muitas situações, pais e filhos discordem. O primeiro passo para se sair bem numa negociação é aprender a ouvir o ponto de vista do outro, sem preconceito. Só assim poderemos desenvolver argumentos para construir um acordo razoável para ambas as partes. Exemplo: "Vamos supor que os pais proíbam a filha de chegar tarde em casa porque se preocupam com a sua segurança. Sabendo disso, a adolescente pode pensar em maneiras de mostrar a eles que está tomando medidas para se proteger: vai com uma turma de amigos que os pais conhecem, o local é fechado e bem frequentado, ela já tem carona para ir e voltar, etc. Oferecendo essas informações, a adolescente conseguirá tranquilizar a família". Em outras palavras, só conhecendo mesmo, a preocupação dos pais, seremos capazes de desenvolver o argumento certo. Mas fique
atenta ao trato que vai ter que cumprir depois de conseguir o que queria. Então, se na
primeira tentativa o melhor que você conseguiu foi negociar para voltar às três da manhã,
vá assim mesmo, e cumpra exatamente o combinado. Depois de fazer isso mais umas duas
vezes, tente conseguir meia horinha a mais na balada.


Meu namo quer dormir lá em casa

Antes de surpreender seus pais com um pedido desses, coloque o tema em discussão, como
quem não quer nada. Use o exemplo de uma prima ou de uma amiga da escola - mesmo que
tudo não passe de ficção - para ouvir o que eles pensam a respeito. Nessa oportunidade,
com calma, você até pode colocar a sua opinião. De qualquer forma, é melhor conhecer antes
o ponto de vista dos pais, porque, assim, você nem precisará se expor, se não quiser. Vencer
a resistência dos mais velhos, caso eles sejam contra, não será das tarefas mais fáceis. Mas
a maneira de abordá-los, na hora de fazer o pedido, fará toda a diferença. É muito melhor dizer:
"estava pensando em falar para o fulano dormir aqui no final de semana que vem. O que vocês
acham?", do que comunicar simplesmente: "quero que o fulano durma aqui". "Os pais gostam
de saber que a filha valoriza a opinião deles; esse tipo de abordagem aumenta as chances
de sucesso na negociação. O que não quer dizer que o jogo estará ganho. Para algumas
famílias, admitir esse nível de intimidade entre a filha e o namorado, em casa, está totalmente
fora de cogitação. E, se esse for o seu caso, o jeito é se conformar.


Preciso de um aumento na mesada

Monte uma planilha de custos, mostre onde está gastando o que ganha e as despesas que ainda precisa cobrir, para justificar o aumento que está reivindicando. Se, ainda assim, os pais mostrarem resistência, talvez seja interessante oferecer-se para fazer pequenos trabalhos, que justifiquem o ganho extra. "Isso demonstra maturidade e responsabilidade. Você não vai estar só pedindo, ao contrário, abrirá uma possibilidade de troca, em que as duas partes sairão ganhando". De um jeito ou de outro, no entanto, é legal ficar atenta para não exigir da sua família mais do que ela pode lhe dar.



Meus pais odeiam minha amiga (ou meu namorado)

Antes de mais nada, tente entender o que está incomodando tanto os seus pais. Olhando de fora, talvez eles tenham percebido alguma coisa que você não conseguiu captar. É difícil admitir, mas, às vezes, os mais velhos conseguem julgar, melhor do que nós, o quanto uma má companhia pode nos prejudicar. Então, por mais que a amiga ou o namorado sejam legais, faça a si mesma algumas perguntas: "Sou feliz ao lado dessa pessoa?", "Ela me faz bem?", "Essa convivência me expõe a algum tipo de risco?" e "Ela demonstra gostar tanto de mim a ponto de justificar este conflito com os meus pais?". Talvez você decida que o melhor, mesmo, é levantar a bandeira da paz em casa. Agora, se chegar à conclusão de que a encanação dos seus pais é preconceito, procure bons motivos para convencê-los. Tente mostrar as qualidades dessa amiga (ou amigo) e crie oportunidades para que eles se conheçam melhor. Se os pais não aceitam aquela pessoa em casa, promova esse encontro num ambiente neutro, com outros amigos por perto. Dar tempo ao tempo é a melhor saída.

Cada família é única, porém muitas são as fases, após saberem da sexualidade de seus filhos, que os pais respondem de formas parecidas. É muito importante você saber o que te espera e antecipar-se a desmistificar o que seus pais vão ter como preconceitos. Por exemplo, antes de contar aos seus pais, você deve saber o que eles pensam dos homossexuais. Muitos acham que são promíscuos, que homossexuais são pervertidos, que ser homo é sinônimo de pedofilia. Tente amenizar o preconceito de seus pais ao máximo, para reduzir os danos e o tempo que eles ficarão “trancados” para a discussão, quando você contar à eles.

- - - - - - - -

Os pais irão sentir perda
Inversão de papéis. Quando contar aos seus pais da sua sexualidade, eles é quem terão de aprender contigo o que se passa com você. Ou seja, você vai na frente e eles vão te acompanhar nas descobertas, sendo que você está anos à frente, neste processo de assimilação. Não vai ser fácil. Não acredite que tudo será depressa. Muitos pais sentem a perda de todos os seus sonhos e projeções. O importante é você mostrar que eles não perderam o filho que eles sempre sonharam, mas que o sonho deles foi um pouco modificado, e que você, e nem eles, têm culpa de serem diferentes, que o seu sonho é ser aceito com os seus sentimentos. Com compreensão, amor e um jogo de ceder dos dois lados, irá tornar-se uma relação recuperada e muitas vezes melhorada. O mais importante é que eles entendam o valor da sua honestidade e você entenda o valor da honestidade deles.


O choque

Se os seus pais não faziam a mínima idéia, eles com certeza irão sofre um choque. É um momento de um grande desgaste emocional, com choro, e, às vezes, dias neste estado. Basta ter paciência e respeitar este estado dos seus pais, que é um estado que o nosso organismo produz para se proteger de grande tensão e infelicidade. Se os teus pais já desconfiavam, será um pouco mais fácil, a não ser se você mentiu para eles quando eles quiseram saber anteriormente. A mentira não é legal, se você não se sente à vontade de falar no assunto, diga isso, não conte de experiências suas. Embora muitos pais perguntem, eles não conseguem de primeira entender como gays se amam.


- - - - - - - - -

Negação
A negação ajuda as pessoas a se protegerem de mudanças, de uma mensagem ameaçadora ou dolorosa. Demonstra que a informação começa a ser assimilada. As reações de negação podem ser: “Não coloquei filho no mundo para ser viado!”, “É só uma fase, vai passar”, entre outras frases, onde os pais demonstram ignorância da realidade, indiferença ou rejeição. Não dar ouvidos, mesmo quando parecem provocações pois nesta fase os pais tentam acreditar que os filhos estão contra eles, mais uma forma de negação.


Culpa

Nesta fase, os pais insistem que fizeram algo de errado. O que é muito perigoso pois entre eles passam a se acusar. “Onde foi que eu errei”, a mãe geralmente leva culpa por ter “educado” os filhos e o pai se sente culpado por ter estado muitas vezes ausente. Quando os pais são separados, sentem se muito mais culpados, aquele que ficou com a guarda do filho muitas vezes acha que foi sua falha. Nesta fase os pais são verdadeiros egoístas pois esquecem do que você sente e passam a se preocupar em achar culpados. Raramente eles se convencem de que erraram, até porquê não é verdade, quando eles passarem a te culpar, você vai perceber que eles estão saindo desta fase.


- - - - - - - - -

Expressando-se
Agora, depois de fases improdutivas porém necessárias, os pais passam a prestar realmente atenção em você. As coisas parecem ter mais nexo e as conversas passam a ser mais elucidativas. Alguns pais têm facilidade em se expressar, outros não. Nesta fase, eles tentarão fazer você entender eles e você terá a compreensão deles se souber mostrar que você realmente precisa deles e que você não optou e sim seguiu o seu coração. Sentimentos como raiva, mágoa, desespero se expressam nesta fase, é preciso muita paciência e quem sabe uma ajuda de fora, como um psicólogo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário