sexta-feira, 8 de outubro de 2010

animais



Um animal de estimação é um animal que foi domesticado para convívio com os seres humanos por questões de companheirismo ou divertimento. Para que todos sejam muito felizes leia o topico :D

Cachorro


Antes de ser levada pela beleza de um filhotinho, pense bem no jeito da sua família e nos cuidados que o dog vai precisar. Afinal, amigo tem de combinar com a gente, para que todos sejam muito felizes no final. Para escolher o filhote ideal, é indispensável pensar que os cães têm características que precisam ser respeitadas, não adianta tentar mudar a personalidade do bichinho só porque quer que ele se adapte a você.

Para quem mora em apartamento e tem pouco espaço, as raças mais indicadas são os cães de companhia, conhecidos como Toys, que são pequenos, caseiros e dóceis. Já quem dispõe de um espaço maior pode arriscar ter cães de trabalho, que são as espécies maiores e mais fortes, como buldogues e retrievers.

Pessoas que têm tempo livre para passar ao lado do cãozinho devem se identificar com raças como yorkshire, maltês e poodle, que adoram carinho e gostam de ficar o dia inteiro ao lado do dono. Quem também tem tempo livre de sobra e é cheio de energia pode optar por cães que adoram esportes como o border collie, golden retriever e o labrador.

Já quem faz mil e uma atividades e não tem tanto tempo para dedicar ao seu amiguinho, vai se dar muito bem com akita, lhasa-apso, chow-chow e pug, que são cães independentes. Mas se você não tiver tempo nenhum para cuidar do animal, o melhor é esperar e não adotar um animalzinho por enquanto, porque assim como nós, eles também precisam de atenção e amigos.


Alimentação


Cuide da alimentação do seu dog e tenha um bichinho feliz e saudável. Saltitantes e alegres, os cães têm o poder de animar o ambiente e conseguir qualquer coisa com um olhar pidão ou apenas pela insistência, mesmo. Eles grudam, rodopiam e incomodam o dono até ele acabar dando um pedacinho da guloseima que está comendo . Na maior parte do tempo os donos tratam os seus cãezinhos como se fossem humanos e até o próprio cão acaba meio confuso nessa história toda. Mas precisamos lembrar que humanos e cães têm hábitos bem diferentes, principalmente os alimentares. Os animais têm o sistema digestório muito diferente do ser humano. Por isso, a comida que foi feita para o homem não serve também para o cão ou para o gato.

Os animais querem comer o que comemos para se sentir parte da família. Você deve ensiná-los a comer apenas o que oferecer, se acostumar com ração, eles não vão querer outra coisa. Você sabia que cães e gatos podem viciar em chocolate, bolacha, pães e guloseimas? Se der sempre esse tipo de alimento é fato: seu pet vai querer mais. Porém, esses doces não têm valor nutritivo e podem causar doenças, obesidade, e até vômitos. Para curtir a festa ao lado do cãozinho, a melhor maneira de alimentá-lo é com ração e água, porém, você também pode agradálo com alguns biscoitinhos e snacks caninos e até pedacinhos de frutas, mas nada em excesso! A melhor dica é evitar dar qualquer comida humana como doce, carboidrato e comidas com muita gordura. Se ele comer sem você perceber, fique de olho: se ele passar mal, procure imediatamente um veterinário.
Adestramento


O adestramento é uma importante lição para o bom comportamento dos cachorros. Com alguns comandos e gestos, você ensina seu pet a sentar, deitar, comer e até passear pelas ruas sem fazer bagunça ou correr demais. Quanto mais cedo você educá-lo, mais fácil ele aprenderá, e você pode começar as aulas quando ele tiver mais de dois meses de vida. Quanto mais velho ele for será mais difícil de adestrar, mas não impossível. O mais adequado é procurar uma escola de adestramento, onde o instrutor vai ensiná-la como tratá-lo, mas dá para começar em casa com algumas regras básicas:

PARA O CÃO PARAR AO SEU LADO: Segure uma bolachinha ou pedaço de comida na mão, perto do seu corpo, e diga "aqui", com bastante vontade. Assim que ele morder o alimento, faça carinho na cabeça dele. O bichano vai ver vantagem em estar ao seu lado e vai obedecer

PARA O CÃO PARAR DE LATIR: Sempre que seu cão latir demais, faça algum barulho que o incomode, como bater panelas, por exemplo. Uma vez só é suficiente. Assim, sempre que ele sentir vontade de latir, vai se lembrar do barulho chato e parar.

PARA O CÃO NÃO CORRER DEMAIS EM PASSEIOS COM VOCÊ NA RUA: Sempre que o cão começar a puxar demais a coleira, ande para o lado contrário ao dele, mesmo que tenha de arrastá-lo. Ele precisa entender que você é quem dá as direções.

ESSAS TAREFAS PODEM SER FEITAS COM TODAS AS RAÇAS e todos os dias também, por cerca de uma hora. Não exagere no tempo, pois eles podem se cansar. Lembre-se de nunca machucar seu cão, pois o efeito pode ser contrário, e não grite nos comandos, apenas fale com firmeza

Hora do banho


Você pode dar banho em seu cãozinho dentro de casa mesmo, só que é preciso tomar alguns cuidados. Nunca deixe entrar água no ouvido dos cães. As orelhas e olhos devem ser limpos com lencinhos umedecidos. Seque bem seu cãozinho, um pouco com a toalha e o resto com um secador (de cabelo mesmo). Mas não chegue com o secador muito perto dele, para não assustá-lo. Desembarace os pelos após o banho, para evitar os nós quando secarem. Em seguida, penteie com uma escova própria, no sentido do crescimento, para ficar bem arrumadinho. A água deve estar sempre morna, quase fria. Uma higienização completa não pode deixar de lado o corte das unhas. Deixe o cão em seu colo e faça isso com cuidado. Use xampus específicos para cada raça.

Bafo de cachorro


Você já ouviu dizer que pets também têm bafo? Isso mesmo, não adianta cuidar só dos pelos do seu bichinho, a escovação dos dentes é superimportante. Eles comem o dia inteiro e os restos de alimento ficam presos nos dentes, criando uma placa de bactérias chamada tártaro que causa um forte mau cheiro. Desse jeito você não vai nem conseguir brincar com ele, então preste atenção nas dicas. Alguns brinquedinhos de morder ajudam bastante a tirar a sujeira acumulada. Mas nada substitui a escovação, que deve ser feita com pasta e escova próprias para animais (vendidas em pet shops). Se ele for mansinho e muito seu amigo, comece fazendo a escovação com seu dedo, massageando a gengiva e os dentes dele. Quando já estiver acostumado, comece a usar a escova, com leveza para não machucá-lo! As pastas com gostinho doce ajudam o cão ou gato a não estranhar a nova tarefa. E é bem mais fácil se você fizer isso desde o momento em que ele é filhote, para se tornar um hábito. Mas se mesmo com esses cuidados não der certo e o bafinho persistir, então pode ser algum probleminha de estômago ou garganta, e o melhor é procurar um vet.

Cachorros de grande porte


Geralmente, esse tipo de dog é companheiro, cuida bem dos donos e é um ótimo guia. Para criar seu amigão sem muito trabalho é bom ter um espaço grande para que ele possa brincar e se virar sozinho, pois é superindependente. Agora, se você mora em apartamento ou em uma casa pequena, saiba que vai precisar dedicar bastante atenção e tempo a ele, pois cães de grande porte precisam de pelo menos duas horas de exercício por dia. E também dê comida duas vezes ao dia; não o acostume dentro de casa, como um animal de pequeno porte; banhos pelo menos uma vez ao mês; adestre-o pois um cachorro grande desobedienté é um problemão; não passeie com ele sem guia e coleira.

Dica: se você optar por um cão de grande porte, saiba sempre antes de comprar quais os problemas de saúde que ele pode vir a ter e, principalmente, pense que você vai ser responsável por esse animalzinho por pelo menos dez anos de vida.

Gatos


Os gatinhos domésticos, aqueles que podem ser criados dentro de nossa casa, possuem várias raças diferentes. Entenda as características dos tipos mais famosos e escolha o que mais combina com você!

Abissínio: Eles vêm lá da Índia e são bem calminhos, daqueles que passam na sala e você nem percebe. O miado deles é baixinho e eles têm costumes diferentes de outros gatos, como gostar de água e se dar bem com os cães.

American Short Hair: É o gato do tipo "melhor amigo", pois se dá superbem com os humanos, mesmo gostando de uma aventura. É muito esperto e ligeiro, então corre de um lado para o outro e pula de alturas enormes sem medo!

Bobtail Japonês: Nem precisa dizer de onde ele vem, né?! Kkk! Lá eles dizem que esse gato traz sorte, porque conversa com o seu dono. Isso mesmo, conversa! Porque toda vez que você se aproxima e faz um som, ele mia mais. Fofo!

Devon Rex: Tem nome de cachorro, mas não é. Esses gatinhos têm uma cara que parece de susto, com olhos arregalados e orelhas grandes e pontudas como os coelhos, já que são descendentes deles.

Manx: Quer achar um Manx? É só olhar para cima, pois eles gostam de brincar nas alturas e saltar de lá. Por isso mesmo acabam dando um pouco de trabalho na hora de adestrar. E olha que curioso, eles não têm cauda!

Siamês: O siamês é um dos mais conhecidos. A maioria é clarinha quando nasce, e com o tempo as extremidades (pernas, cauda, orelha e cabeça) escurecem. Já os olhos são azuis. É um gato misterioso, você nunca sabe a atitude que vai tomar.

Bengal: Esse parece um minileopardo. Suas orelhinhas são pequenas e os olhos, grandes! Gosta de brincar, mas também é calmo. Adora um sofá fofinho e um cafuné, e é curioso. Nem pense em brincar com uma bolinha e não dividir com ele!

Maine Coon: É a maior raça de gatos do mundo, além de ser supercarente, daqueles que te agarram quando você precisa sair de casa. Mas é um gato que sabe se adaptar em qualquer lugar.

Persa: Parecem uma bolinha de pelo! Suas cores podem ser branca, preta, cinza ou bege. Quando possuem três cores, são fêmeas na certa. E saiba que é perigoso deixá-los perto dos passarinhos ou hamsters, pois são as presas favoritas deles.


Vem cá, gatinho!


Se o seu gato é difícil de brincar e foge de carinho, não precisa se preocupar, isso é um instinto natural desse tipo de pet. Mas você pode melhorar esse temperamento. Como os seres humanos, você precisa conquistar a confiança do felino. Apesar de difíceis de domesticar, os gatos aprendem facilmente com repetição e recompensas, como petiscos. Brigar com eles não ajuda nada e pode até piorar a situação. Sabe quando você não está a fim de brincar e suas amigas te atazanam? Então... não faça isso com seu gatinho! Se ele não estiver afim, espere e tente agradálo dando carinho. Quanto mais à vontade o gato estiver, menos ele vai querer fugir e arranhar. Dentro de casa, deixe espaços onde ele possa subir e se esconder, como prateleiras, e algum lugar seguro de onde possa olhar a janela. Eles gostam de explorar, então precisam de mais espaço que outros pets. Qualquer atividade que simule caça, como prender uma bolinha ou brinquedo de borracha em um fio e puxar, como uma vara de pescar, é divertida e estimulante. Também dá para brincar com a comida. Pegue um petisco, esconda-o dentro de um embrulhinho de papel e deixe seu amigo descobrir como encontrá-lo. Não se espante se ele quiser brincar mordendo levemente sua mão, isso faz parte da natureza dos gatos. Caso aconteça, não puxe a mão, pois você pode se machucar. Permaneça imóvel e assopre até que ele a solte.

Coça-coça


Seu cão ou gatinho se coça demais em partes do corpo como patas, orelhas e olhos? Espirra por aí ou não para de lamber a própria pele que está com alguns machucados? Então fique atenta, ele pode estar com alergia. Isso é bem comum entre os pets e existem vários motivos. Eles podem ter alergia por causa de algum alimento que comeram, por picada de pulga, por rolarem em grama suja ou até porque chegam muito perto de produtos químicos como detergente e produtos de limpeza, que todo mundo tem em casa. Ah! Como eles adoram brincar com flores e insetos voadores, vira e mexe podem ficar doentes ou com manchas pela pele por terem alergia a isso, e os donos nem sabem. Se você perceber que seu amigo de quatro patas está passando por um probleminha desses, o melhor a fazer é procurar um veterinário. O tratamento pode ser feito com xampus, alimentos diferenciados, vacinas e outros, que só os médicos estão autorizados e sabem fazer direito. Claro que nem todo animal é alérgico, mas se você quiser prevenir o seu, peça ao veterinário uma indicação de remédio contra ataque de pulgas e carrapatos, o que já ajuda bastante!

Cão e Gato


Apesar de um comportamento, às vezes, semelhante, ambos são espécies muito diferentes e precisam de cuidados especiais para cada um. Mas quem disse que cães e gatos não podem ser amigos? Veja como os melhores amigos do homem podem conviver numa boa, sem rivalidades.

Estes animais são predadores que inevitavelmente irão batalhar o seu território. O principal obstáculo que pode impedir a convivência entre eles é quando um começa a parecer uma ameaça ao outro causando o ciúme do dono e a disputa territorial. Quando ameaçado, o gato mostra seus dentes e arrepia os pelos, na tentativa de amedrontar o cão – mas não adianta muito. O canino costuma aceitar a ameaça e partir para briga! Uma ótima dica é colocar o comedouro do gato em um local alto, onde o cão não alcance. Desta forma, seu gatinho terá alimento durante o dia todo e evita brigar por causa disso.

O cachorro adora correr atrás do gatinho ou de qualquer coisa que se move rápido, por isso, não pense que é perseguição, ele pode estar só brincando. Para ter os dois animaizinhos é importante que o dono saiba dividir a atenção e que essa convivência tranquila não vai acontecer de uma hora para outra. O período de socialização deles é bem diferente e precisa ser respeitado. Se o gato for novinho é mais fácil para que ele aceite o cão na família, pois é nos seus primeiros meses de vida que ele determina seu convívio com outros animais e aprendem a dividir o seu espaço.
O ideal é que ambos sejam apresentados desde filhotes. Nos primeiros contatos é interessante que o cão sempre esteja na guia e o gato dentro de uma caixa de transporte. Depois de algum tempo, em um ambiente confortável, solte o gato e mantenha uma guia longa para o cão, para prevenir alguma tentativa de avanço. Caso ocorra, repreenda-o imediatamente, ou, caso o gato tente arranhar o cão, tenha em mãos um borrifador com água, inibindo assim a ação dele. É importante compreender a rivalidade entre os pets e saber que apesar de tudo eles ainda podem ser grandes amigos.


Passarinhos


Passarinhos são charmosos, bonitos e bons amigos, mas antes de ter um em casa, descubra se ele pode mesmo ser domesticado ou não.

É importante saber que nem todos podem ser domesticados. As aves mais recomendadas para meninas descoladas como você são as calopsitas, agapórnis e canários, pois são dóceis, interativas, de fácil adaptação em ambiente doméstico e não exigem muitos cuidados específicos (sem falar que estão super na moda!). Os papagaios e os pássaros pretos também podem ser criados em casa, porém, para se adquirir uma ave silvestre como essas é muito importante comprá-la em um local licenciado pelo Ibama, que é um instituto que cuida do meio ambiente e dos animaizinhos lindos do nosso país. Só assim terá certeza que este pet não está sendo comercializado ilegalmente. Mas lembre-se: cada ave deve receber alimentação apropriada para a sua espécie, frutas, sementes e muita água fresca, além de necessitar de cuidados como cortes de unhas e as pontas das penas das asas se necessário. Também é muito importante que o animal viva em uma gaiola adequada para seu tamanho e evitar colocá-la em corrente de ar, chuva e sol direto.

após o pôr do sol. Portanto para pessoas que desejam ter um animalzinho de estimação, mas só poderão interagir com eles durante a noite, é mais aconselhável optar por outra espécie.

Enfim, os passarinhos são uma ótima opção de animal doméstico, além de serem muito fofos e coloridos. Para ter um em casa, comece escolhendo o tipo, com ajuda de um veterinário. Tanto os pequenos quanto os grandes devem ficar em gaiolas de tamanhos adequados para que possam se movimentar com facilidade. Nesse espaço, deixe sempre um potinho com água (que deve ser trocada duas vezes ao dia) e outro com as rações, sementes e alpistes que cada tipo de ave come (um veterinário também pode ajudála com essas informações). As espécies pequenas não devem sair da gaiola, pois podem voar para longe e não voltar mais. Já as grandes, como o papagaio, até podem fazer isso, pois adoram pousar em locais novos, mas sempre com a supervisão do dono. Um cuidado importante que se deve ter, ao segurá-los em mãos, é não fazer força, pois os ossinhos deles são muito frágeis e podem quebrar com facilidade.

O IBAMA disponibiliza em seu site (http://www.ibama. gov.br) a lista oficial de animais que podem ser comercializados legalmente. No Brasil, a ararinha azul, o papagaio-do-peito-roxo e o pica-pau-de-cabeça-amarela estão fortemente ameaçados de extinção, o que significa que se continuarem vendendo estes animais, logo essas lindas aves não existirão mais.

Coelho


Os coelhos são o símbolo da Páscoa, mas muito mais que isso eles são fofos, extremamente dóceis e sociáveis com seu dono. São animais alegres que pedem atenção e carinho. Mas, no geral, são superfáceis de cuidar. Pra começar, é legal ter uma gaiola confortável para ser a casinha dele, onde poderá comer e dormir, e ela deve ser limpa todos os dia. Faça uma caminha com serragem e também a troque diariamente. Os fofos necessitam de uma alimentação rica em fibra, assim, a melhor refeição para o seu amiguinho são folhas, frutas, feno e ração. Mesmo tendo uma casa, o coelho é um animal que gosta de liberdade, por isso precisa ficar solto boa parte do tempo. Ele pode ficar tanto dentro quanto fora de casa, depende de como sua família prefere criá-lo. Ah! Cuidado com os móveis porque esses animaizinhos adoooram roer qualquer coisa! Os coelhos suportam melhor o frio do que o calor, portanto, nunca coloque a gaiola perto de corredores, janelas ou aquecedores, pois eles podem desidratar rapidamente e até morrer.

Sabe porque os coelhos mechem o focinho? Os fofos fazem isso para balançar os bigodes e, dessa maneira, eles descobrem o que está rolando ao redor, como a velocidade do ar, o calor, os cheiros, e também percebem se alguém está chegando perto deles... Vai que é um inimigo! Há quem diga que esse mexer do focinho também serve como comunicação entre ele e os outros amigos.
Réptil de estimação


Se você curte bichinhos exóticos, que tal criar um réptil em casa? Mas muita calma, pois existem espécies e cuidados específicos que você tem de conhecer. Os répteis mais comuns para se domesticar são os das espécies de tartarugas de lagoa e os lagartos. Confira como cuidar destes dois bonitinhos e depois escolha o seu!

As tartarugas precisam ficar em um aquaterrário (com paredes de vidro e chão de concreto), que tenham metade água e metade terra. O espaço também tem de ser grande o suficiente para elas se movimentarem. Todos os equipamentos necessários para manutenção e limpeza podem ser encontrados em lojas especializadas, assim como a ração que comem. Elas vivem cerca de 30 anos e também adoram passar parte do dia onde há sol.

Já os lagartos, apesar de também viverem em aquaterrários (só que com outros equipamentos) têm uma alimentação beeem diferente. Eles adoram frutas, como banana, maçã e mamão, além de queijo branco e carne moída. Não são muito ativos, gostam de carinho dos humanos e vivem aproximadamente 20 anos.
Peixe


A criação de peixes ornamentais em aquários – o aquarismo – é uma das atividades de lazer mais praticadas no mundo. Estudos sobre essa atividade mostraram que a presença de aquários nos lares proporciona melhor qualidade de vida para as pessoas. Alguns resultados positivos do aquarismo seriam: desenvolvimento do senso de responsabilidade, da iniciativa e da confiança em crianças, redução no nível de estresse em adultos e melhoria do bem-estar físico e psicológico em idosos (inclusive benefícios como tratamento suplementar para a doença de Parkinson).

Você sabe cuidar bem de um peixinho?

1) Quantas vezes você tem de trocar agua do aquario?
a) uma vez por semana
b) todo dia

2) Como você coloca um peixinho no aquario?
a) coloca o saquinho todo na agua e só depois solta o peixe lá dentro
b) segura ele pelo rabo e joga dentro do vidro

3) Qual o melhor jeito de ver a temperatura do aquario?
a) ficar de olho no termostato
b) colocar o dedo dentro e conferir

4) Quantas vezes por dia você deve alimentar o peixinho?
a) duas vezes por dia
b) sempre que ele fizer cara de fome

Mais respostas A: Uhuu! Você ja pode ter um peixinho em casa! Basta comprar um bem bonito, montar o aquario e escolher um nome fofo

Mais respostas B: Ixii! É melhor você aproveitar as nossas dicas para aprender mais sobre peixes. Entenda antes de cuidar do seu.
Hamster


Você já viu um hamster? Eles parecem ratos, mas existem muuuitas diferenças. Os hamsters têm cauda bem curtinha, ao contrário dos ratos, que a têm bem comprida; Enquanto os ratos são mais magrelos, os hamsters são maiores e mais fofos; O pelo de um hamster parece bem mais macio; Existem mais de 20 tipos de hamster. Eles são divididos em dois grupos: os domesticáveis (que você pode ter em casa) e os selvagens (aqueles que não se pode criar em cativeiro); Eles são bichos bem ciumentos, não sabem dividir espaço muito bem, então escolha uma gaiola para cada um, se você quiser ter vários; Os hamsters são bichinhos esportistas! Eles precisam fazer exercícios sempre, porque têm muita energia para gastar. Então não se esqueça de colocar dentro da casinha uma roda para ele caminhar, além de água e comida; Nos primeiros 10 dias de vida, eles não têm pelos no corpo, não ouvem e ficam só com os olhos fechados. Depois disso começam a mudar e crescer; Como as patinhas deles são pequenas e frágeis, o chão da gaiola tem de ter um pouquinho de serragem para não escorregarem; Não se assuste se o seu amigo dormir demais. É que os hamsters são animais noturnos, por isso preferem brincar à noite e descansar de dia, então pode ser que você não o veja tão animado quando estiver claro.

Maus tratos


Infelizmente, não é difícil saber de pessoas que batem em pets em suas casas, ou de empresas que mantêm os bichinhos vivendo em locais fechados, apertados e quase sem comida. Sem falar de festas de rodeios ou alguns zoológicos que não tratam nada bem os animais. Então, vale você ficar sabendo que maltratar animais é contra a lei. Desde 1934, o Brasil já tem uma legislação para protegê-los e em 1998 essa lei ganhou reforço, assim, pessoas que forem denunciadas por violência contra bichinhos (desde pets domésticos até animais da fauna brasileira) podem ser punidas por esse crime. Para denunciar basta procurar a delegacia da sua cidade.

Meu pet


▪ Assim como nós, seres humanos, os bichinhos também ficam doentes e podem precisar de cirurgia. Se o seu animalzinho vai ter que passar por isso, não fique com medo, você pode ajudá-lo. Alguns precisam de curativos após a cirurgia. Se o seu voltar para casa assim, pergunte ao veterinário se você pode continuar a dar banho nele como está acostumada ou se só o médico está autorizado. Se puder, tire todas as dúvidas sobre como não deixar que ele sinta dor e também o que fazer na hora de secá-lo. Se tiver que dar algum remédio a ele, não perca os horários nem erre na medida. Provavelmente, ele vai ter que ficar um tempinho de repouso, ou seja, sem passear com você ou praticar exercícios físicos. Coloque mais uma dúvida na sua lista: de quanto em quanto tempo é preciso levar seu animal no médico novamente? É importante saber quando ele terá que voltar para fazer o acompanhamento clínico. Com muito carinho e cuidado seu bichinho vai se recuperar logo e vocês vão poder voltar a brincar juntos!




Questionario @

Você tem algum animal de estimação? Qual?
Qual o nome dele?
Você cuida bem dele?
Comentarios aqui em baixo!







Nenhum comentário:

Postar um comentário