sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Todas as dicas que você precisa, estão aqui, juntos em um único lugar. E não, não estou exagerando! Nesse tópico, serão cobertos todos os aspectos do emagrecimento que você poderia imaginar.

Será que dá pra emagrecer comendo de tudo?

A resposta é certa: claro que sim! Quem acha que para emagrecer deverá ficar só na base do alface e tomate está muito enganado. Para que se consiga perder peso, é necessário comer de tudo um pouco, moderadamente e com bom senso. Mas, como assim? Todas as pessoas acham que nunca mais poderão comer o famoso arroz com feijão, o purê de batatas e até mesmo o chocolatinho depois do almoço. Estão enganadas. Basta aprender quando comer e também as melhores escolhas. Com o tempo, você percebe que dietas muito privativas e radicais não funcionam. Melhor dizendo, funcionam sim, mas por tempo limitado. Quem nunca tentou fazer a dieta de proteína, a dieta das frutas e a da sopa? Todo mundo, não é mesmo? Mas você conhece alguém que conseguiu manter o peso perdido por muito tempo? Difícil... Isso acontece porque a maioria das pessoas, na ânsia de mandar embora logo aqueles "quilinhos" indesejáveis, acaba procurando uma solução para o sintoma, e não a causa do problema. E a causa é o erro alimentar, ou seja, hábitos alimentares inadequados. O ideal é comer o que gosta, nas horas certas e o mais importante: respeitando suas preferências alimentares e estilo de vida. Senão, a vida fica muito chata, não acha?

Guloseimas? Pode comer!
-
Dá para ter uma alimentação saudável e, ainda assim, comer chocolate, pipoca, pizza... O segredo está em saber quando e quanto comer. Não pode abusar!

Nossa pirâmide não tem nada a ver com a pirâmide nutricional dos médicos e especialistas. A ideia, aqui, foi dividir as guloseimas em três grupos, de acordo com a quantidade de calorias e nutrientes que têm e com quantas vezes você pode comê-los. Você só pode comer um alimento de cada grupo por vez para manter o peso e não se descuidar de uma alimentação saudável. Por exemplo: você até pode comer um bombom Sonho de Valsa por dia desde que, nas outras refeições, fique longe dele e de qualquer outro alimento calórico desta pirâmide.


-
GRUPO 1: coma até duas vezes por mês

Aqui estão as guloseimas mais calóricas, praticamente vazias de nutrientes, vitaminas e sais minerais e ricas em gordura. O perigo é que são alimentos de digestão superrápida. Quer dizer que a sensação de saciedade dura pouco e, em poucas horas, você estará assaltando a geladeira de novo.

1 fatia de bolo floresta negra: 257,8 kcal

4 pastéis de queijo pequenos: 680 kcal

GRUPO 2: coma até 1 vez por semana

Também são muito gordurosas e calóricas. Mas, se você pegar leve durante a semana, estas comidinhas não vão prejudicar tanto a sua dieta. O legal é que elas contêm alguns nutrientes, como ferro e cálcio, e ainda
te deixam saciada por mais tempo.


4 unidades de nuggets: 212 kcal

1 hot-dog: 330, 63 kcal

1 fatia de bolo de cenoura com cobertura: 136,08 kcal

4 esfihas pequenas de carne: 198 kcal

2 bolas de sorvete de chocolate: 272,4 kcal

1 cheeseburger: 501,62 kcal

2 pedaços de pizza de mussarela: 555, 6 kcal
GRUPO 3: Coma até 1 vez por dia

Elas não são tão calóricas e têm várias ciosas que você precisa - proteínas, carboidratos, ferro e cálcio. A dica
é que você reserve de 150 a 200 calorias da sua dieta diária para consumir uma destas delícias.


1 Toddynho: 185 kcal

1 Danoninho: 53 kcal

1 pacotinho de Sucrilhos com leite integral: 188,94

1 bombom Sonho de Valsa: 113 kcal

2 picolés de frutas: 126 kcal

4 bolachas de leite sem recheio: 133,59 kcal

1 lata de coca-cola: 85 kcal

1 brigadeiro pequeno: 60,32 kcal

4 pães de queijo: 150 kcal

2 bisnaguinhas com requeijão : 208, 97 kcal

1 misto quente com pão de forma: 230,66 kcal


1 saco de pipoca de microondas com manteiga: 380 kcal

1 prato pequeno de batata frita: 684, 6 kcal


Faça trocas inteligentes

Você não precisa deixar de comer tudo o que gosta. É só fazer algumas substituições!


1 picolé de chocolate (106,6 kcal) x 1 picolé de frutas (64,9 kcal)


1 espeto de queijo coalho (337 kcal) x 1 espeto de camarão frito (159 kcal)


1 copo de refrigerante (140 kcal) x 1 água-de-coco (61,2 kcal)


1 cheesebúrguer (358,4 kcal) x 1 sanduíche de frango (298,9 kcal)


1 taça de milkshake de chocolate (350,9 kcal) x 1 iogurte batido com frutas e gelo (56,4 kcal)

Exercícios


A maneira de perder peso é queimando mais calorias. Se você fizer o seu organismo queimar mais calorias por dia através de alguma forma de exercício, voce teria então um déficit calórico. Um déficit calórico = perda de peso. Continuando com o mesmo exemplo, se sua necessidade caloria diária (VD) é 2500 calorias por dia, naturalmente você queimar 2.500 calorias por dia, você mantém o seu peso atual. Se você queimar um adicional de 500 calorias por exercício, é criado um déficit calórico. Da mesma forma como se você consumisse menos 500 calorias, a mesma défice é criada pela queima 500 calorias adicionais através de exercício. De qualquer maneira (dieta ou exercício físico), existe um déficit calórico... o que significa que está occorendo uma perda de peso.


Corrida ............................... 600 calorias
Futebol................................. 500 a 700 calorias
Basquete............................... 500 a 600 calorias
Natação................................ 400 a 800 calorias
Jump .................................... 400 a 700 calorias

Diminuir o volume da barriga


Em primeiro lugar, se estiver acima do peso, deve-se pensar em uma alimentação equilibrada para perder peso e conseqüentemente a gordura localizada

• As magras também não estão livres de apresentar uma barriguinha; se for o caso, devem manter uma alimentação saudável, evitando gorduras, frituras, doces e refrigerantes, que também provocam barriga. Devem evitar também pratos muito gordurosos, dando preferência às carnes magras e coma legumes, verduras e frutas;

• Mastigue devagar - A pessoa que come rápido pode acabar engolindo ar junto com a comida além de prejudicar a digestão. Além disso, o cérebro não registra o sinal de saciedade com tanta rapidez e, assim, você acaba comendo mais.

• Evite os alimentos formadores de gases - refrigerantes, feijão, frituras, pão, queijo e enlatados, carne vermelha, embutidos como lingüiça, presunto, salame e salsicha.

• Evite alimentos gordurosos - a gordura possui uma digestão mais lenta e com isso os alimentos gordurosos acabam permanecendo mais tempo no trato gastrointestinal favorecendo aumento de seu volume.

• Beba bastante água - Além de diminuir a retenção de líquidos, ajuda na lubrificação do intestino. Por isso, é essencial tomar pelo menos 2 litros por dia. Mas evite líquidos durante as refeições (o suco e a água dilatam as paredes do estômago empurrando a barriga).

• Reserve as preparações mais leves para o jantar: à noite nosso metabolismo está reduzido e portanto também devemos ingerir menos calorias neste período, evite gorduras e carboidratos em excesso nestas refeições.


10 coisas que parecem inofensivas, mas que sabotam o seu peso.

-
1- PULAR REFEIÇÕES: Você é daquelas que ficam horas sem colocar nada na boca para economizar calorias? Estratégia furada. Quando ficamos muito tempo sem comer, o corpo pensa que está em situação de perigo e, então, passa a trabalhar mais devagar para guardar energia. Ou seja, você gasta menos e guarda tudo o que come. "O ideal é comer pouco a cada três horas", diz a nutricionista Mariana del Bosco, da clínica Zuleika Halpern, de São Paulo.

ANOTE: Sabe aquela amiga que vive de dieta e não consegue emagrecer? É o mecanismo de defesa do corpo em ação!


2- FAZER GINÁSTICA EM JEJUM: Malhar de barriga vazia deveria ser proibido por lei. Para fazer exercício, o corpo precisa da energia da glicose presente nos alimentos. "Sem essa substância, o organismo recorre aos aminoácidos dos músculos para ter força para malhar", explica Carlos Eduardo Ferreira, coordenador da academia Companhia Athlética de Campinas. Resultado: o seu corpo queima músculo e não gordura. Se você estiver com açúcar no sangue, daí sim o corpo aos poucos vai queimar as reservas de gordura.

ANOTE: :Antes de malhar, coma uma fruta, um sanduíche ou uma barra de cereal.


3- INVESTIR EM CREAM CRACKER: Elas são sequinhas e fininhas. Pela aparência, qualquer um aposta que as bolachas cream cracker são superlight. Mas quem cai de boca nos biscoitos achando que está fazendo um lanche leve se engana. Cada um deles tem 31 calorias e o pacote inteiro 790.
"Além disso, o cream cracker tem gordura vegetal hidrogenada, a pior que existe", explica Daniela Silveira, nutricionista da Universidade Federal de São Paulo.

ANOTE: Se você não resiste ao crocante das bolachas, prefira as integrais, que são menos gordurosas e têm mais fibras.


4- ABUSAR DE PRODUTOS DIET E LIGHT: Produtos diet são normalmente sem açúcar, feitos para quem não pode consumir esse ingrediente. Isso não quer dizer que eles sejam pouco calóricos.
Chocolate diet, por exemplo, tem mais gordura e mais calorias do que o chocolate normal. Já produtos light geralmente são reduzidos em calorias. Mas não adianta se empolgar e comer o dobro. Você acaba consumindo as mesmas (ou mais) calorias.

ANOTE: Antes de optar por um alimento light, verifique o rótulo. Um achocolatado light tem cerca de 10 calorias a menos que o tradicional e custa o dobro. Vale?


5- PETISCAR FRUTAS SECAS E OLEAGINOSAS: Você já deve ter ouvido falar que castanhas, amêndoas e afins fazem muito bem à saúde. É verdade. Mas essa família das frutas oleaginosas também é muito calórica. Uma única noz tem 35 calorias. Um punhado de amendoim tem 190. Se você comer 1 porção só, tudo bem. Mas quem é que pára no primeiro punhado?

ANOTE: As frutas secas também enganam. Uma ameixa seca tem 20 calorias e um figo seco 60. Elas têm muito açúcar e não dão muita saciedade. Prefira as naturais.


6- LIBERAR O QUEIJO BRANCO: Todo mundo acha que queijo branco tem poucas calorias. Todo mundo está errado. O queijo branco não está livre das gorduras e tem quase o mesmo tanto de calorias que o queijo prato. Então, não abuse de queijo branco achando que ele soma zero pontos à sua dieta e, quando você enjoar, substitua-o pelo prato sem dor na consciência.

ANOTE: 30 g de queijo branco (uma fatia de um dedo de largura) tem 65 calorias. A mesma quantidade de queijo prato (que são 2 fatias finas) tem 72 calorias.


7- ACREDITAR EM CEREAIS MATINAIS: Existem cereais e cereais. Os com muita fibra costumam ser pouco calóricos e fazem um bem danado à saúde. Os (quase) sem fibra costumam ser deliciosos e... cheios de açúcar. Olha que pegadinha: você enche um pote de cereal matinal com leite, crente de que está fazendo um lanche megassaudável. Só que 3/4 de xícara (só isso!) de flocos de milho com açúcar, por exemplo, tem 130 calorias e menos que 1 grama de fibra.

ANOTE: No lanche, em vez de levar a caixa de cereais para a frente da TV, leve só 1 porção.


8- ABUSAR DOS SUCOS DE FRUTAS: Suco de fruta é muito saudável. Mas nem sempre é pouco calórico. Um suco de laranja, por exemplo, tem cerca de 140 calorias por copo. Tomar suco no lugar do lanche, tudo bem. O problema é quando a gente substitui água por suco e passa a tomar vários copos por dia (1 no café, 1 no meio da manhã, 2 na hora do almoço, outro à tarde e por aí vai...). Fez as contas? No fim do dia, lá se foram centenas de calorias.

ANOTE: Suco de caixinha normalmente já vem adoçado, o que o deixa ainda mais calórico.

9- COMER MAIS DEPOIS DO EXERCÍCIO: Ok, você já malhou hoje, então tem direito a comer um monte sem culpa, certo? Errado. A gente tende a superestimar o gasto calórico da ginástica e a subestimar o tanto de calorias das refeições. No fim, a conta não fecha e a balança reclama. Um exemplo? Uma hora de musculação (pra valer!) gasta cerca de 350 calorias. Ou seja, basta um pote de açaí ou uma barra grande de chocolate para colocar todo o esforço a perder.

ANOTE: Depois da musculação, tome um lanche com proteínas (iogurte, queijo...). Se você fez treino aeróbico, reponha carboidrato (banana, pão...).


10- COMER FRUTAS À VONTADE:Um prato de sobremesa cheio de frutas pode ter 400 calorias. "O recomendado para uma dieta equilibrada são três porções de fruta ao dia", diz Mariana del Bosco. Comer fruta é bem melhor do que se entupir de bolachas, mas abusar delas significa calorias extras. E fique esperta nas suas escolhas: quanto mais docinha e massuda, mais calórica é a fruta (caqui, uva e manga, por exemplo).

ANOTE: Algumas frutas têm gordura. São gorduras do bem, mas que pesam no prato. Um copo de abacate picado, por exemplo, tem 230 calorias.

Palavras inimigas ou aliadas de quem quer manter a forma

SINAL VERMELHO


Palavras que indicam cilada (e podem ficar de fora do seu prato)
À milanesa: quase a mesma coisa: passado no ovo, em farinha de rosca e depois frito em gordura quente. A farinha absorve toda a gordura e mais um pouco. Pra você ter uma idéia, um bife à milanesa (100 g) tem 315 calorias, enquanto que a mesma quantidade de carne grelhada tem cerca de 190. Percebeu o perigo?

À parmegiana: além de ser à milanesa, ainda é servido com molho de tomate e queijo parmesão ou mussarella. Um bife à parmegiana tem 485 calorias. A mesma quantidade de carne assada de panela tem 230.

Calda: açúcar derretido no fogo, com pouca água, até virar líquido.

Chantili: creme de leite (pura gordura) batido com açúcar e baunilha. Uma taça de morangos com chantili tem 301 calorias. Uma sem o creme cai para 50.

Empanado: em geral, é um sinônimo para à milanesa, mas também pode ser assada. A segunda opção é menos calórica, porque evita o mergulho no óleo quente.

Frito: preparado em óleo quente.

Gratinado: um molho de manteiga, farinha de rosca e queijo ralado é polvilhado sobre o alimento, que é levado ao forno até se formar uma cobertura dourada e crocante.

Molho branco: feito com farinha de trigo, leite, manteiga e temperos. É bastante gorduroso.

Molho Carbonara: além do creme de leite, tem bacon e ovos.

Rosé: mistura molho vermelho com molho branco ou maionese.

Quatro queijos: não importa quais queijos são, a mistura sempre é bem engordativa.

SINAL VERDE

Delícias pra comer sem dor na consciência

ㅤ ㅤ
Abafado: cozido na água do próprio alimento. Quase sem gordura.

Assado: normalmente, cozido no forno. Fica crocante e dourado.

Ao sugo: molho de tomate básico. Sempre uma boa pedida.

Basílico: molho de tomate com majericão. Além de ser light, vem com o perfume da erva.

Caprese: tomate com majericão e mussarela de búfala.

Grelhado: preparado em uma grelha ou chapa. Também não leva óleo no preparo.

Refogado: primeiro, frita-se o alimento de leve, depois deixa cozinhar. Vai pouca gordura.

Sauté: feito em frigideira funda, com um pouco de manteiga ou óleo. Bem gostoso e pouco calórico.

Ao vapor: o vapor é a fonte de calor no cozimento. Não leva óleo.

Dicas para não cair em tentação


Truques simples que ajudam a manter uma alimentação saudável!
O segredo para se manter firme em uma dieta saudável é não deixar de sentir prazer na hora de se alimentar. Não precisa se privar do que gosta – basta dosar as quantidades e a frequência!

1.Fuja de palavras que indicam perigo: Se o prato que você escolheu leva sobrenomes como chantilly, com calda, quatro queijos, gratinado, ao creme, à pamegiana, à doré ou à milanesa, cuidado. Elas indicam alto teor de gordura e muitas calorias. O mesmo prato grelhado, ao sugo, no vapor ou assado é bem mais saudável e light.


2. Fique longe das tentações: Peça para sua mãe, no supermercado, evitar bolachas, salgadinhos e chocolates. Porque aí, na hora que bate aquela fominha, é mais difícil ter força de vontade, né?


3. Faça a salada ficar incrível: Deixe as folhas bem geladas, abuse de diferentes texturas e temperaturas (brócolis, abobrinha grelhada, cenoura...), inclua um item gourmet (champignon, palmito...), adicione algo doce (como abacaxi ou manga) e finalize com um molho à base de iogurte, mostarda ou aceto balsâmico.


4. Não exagere nas porções: Uma colher de arroz é bem diferente de uma escumadeira. Para você guardar:






Dica de quem entende do assunto:


• Calma! Seu corpo, além de crescer, vai ganhar curvas e contornos

• A barriga da sua amiga é mais reta que a sua? Calma de novo! Cada menina tem seu ritmo para crescer

• Nada a ver ficar triste se sua barriga não é como a da modelo de biquíni. Você não tem que ser igual a ninguém

• Não passe mais de quatro horas sem comer. Divida a dieta em seis: café da manhã, lanche, almoço, lanche, merenda e jantar.



-


Questionário @


Voce acha que esta no peso ideal?
Gostou das dicas?
Comentários!





Nenhum comentário:

Postar um comentário