sexta-feira, 8 de outubro de 2010

salto alto


A paixão feminina pelo salto alto é antiga, com muitos contras e poucos prós.
Abaixo, um raio X completo dos malefícios e benefícios dos saltões.

Para algumas mulheres andar de saltos pode ser algo natural. Mas para outras, pode se tornar uma questão de aprendizagem. Andar de salto alto deve ser uma progressão de aprendizagem e toda mulher pode encontrar dificuldades se o salto ultrapassar 2,5 cm além do que ela está acostumada a usar.

Dicas:
Comece com saltos baixos (entre 5 a 7 cm). Pratique em casa e com o tempo vá utilizando saltos maiores (entre 7 e 10 cm). Sapatos ou sandálias com saltos superiores a 12 cm além de exigirem mais prática e treinamento, não são adequados se você for andar por longas distâncias. Você notará que para cada 5 cm acrescentados à altura dos saltos, mais difícil vai ficar o seu caminhar. Normalmente um salto de 10 cm é o máximo para muitas mulheres, mas isto varia de caso a caso. Além disso, quanto maior for o tamanho dos seus pés, provavelmente maior será a altura do salto alto que você poderá ser capaz de usar.



É mais fácil andar com saltos de base mais larga, ou seja, mais grossos. Saltos mais grossos, como o modelo de sandália preta e vermelha mostrada ao lado, ainda podem ser considerados stilettos. Já os saltos agulha muito altos são os mais difíceis para andar e provavelmente os mais arriscados: você pode torcer os tornozelos.





▪ Saltos tipo anabela são mais fáceis para caminhar, pois têm uma base mais larga e os saltos não ficam presos em fendas ou outros obstáculos.

▪ Você achará mais fácil andar com sandálias de salto alto com tiras em volta do tornozelo que evitam que seus pés deslizem. Por isso, é mais difícil manter os mules nos pés, principalmente para quem não tem costume de calçar sandálias de salto alto.

▪ Certifique-se de que os sapatos ou sandálias ajustam-se aos seus pés. Se forem muito folgados você terá problemas em mantê-los em seus pés. Porém, se forem muito apertados você pode se sentir incomodada. O melhor é que o calçado seja um pouco folgado, pois você poderá acrescentar palmilhas tornando-o mais firme e confortável.

▪ Calçados de couro legítimo são os mais confortáveis, são mais duráveis e gradualmente se moldarão às formas dos seus pés. Além disso, são também mais fáceis de alargar um pouco, caso você necessite.

▪ Olhe por onde você anda. Ao andar com sapatos de salto alto você deve ter conhecimento do tipo de superfície sobre a qual pisa. Você deve tomar cuidado com grelhas, pisos de grades, brita fina, terrenos acidentados, tapetes, gramados, pisos escorregadios ou molhados. Ao andar sobre terrenos gramados ou arenosos você deverá andar nas pontas dos pés evitando que os saltos afundem. Para minimizar um pouco este problema temos uma dica de acessório interessante: Protetor para salto alto
-





Uma solução muito simples e prática: basta você encaixar estas capinhas plásticas nas pontas dos saltos. A base pequena e arredondada destas coisinhas fornece uma base maior para os saltos muito finos. Era tudo de que precisávamos para manter um andar elegante e seguro em terrenos gramados ou fofos. E eles vêm em vários estilos e cores: dos mais simples até os mais sofisticados com detalhes imitando pedrinhas (como mostra a foto ao lado) ou com acabamentos floridos.

▪ Nunca coloque o peso do seu corpo sobre saltos inclinados para trás ou você poderá quebrá-los.

▪ Imaginar que você está andando nas pontas dos pés pode ajudar a ter mais segurança caso ainda não tenha costume de usar saltos altos.

▪ Não use sapatos ou sandálias de salto alto todos os dias. Dê aos seus pés um período de descanso e recuperação. Se você insistir em usá-los diariamente, ao menos tenha a certeza de variar as alturas dos saltos

▪ Balance os braços enquanto você anda, pois isto acrescentará um equilíbrio extra além de uma aparência graciosa ao seu andar.

▪ Dançar usando sandálias ou sapatos de salto alto requer prática. Por isso, pratique primeiramente em casa. Você poderá tornar as coisas mais fáceis se o calçado tiver algum tipo de tira que venha a fixá-lo melhor aos seus pés ou tornozelos.

▪ Use seus sapatos novos em casa por algum tempo antes de usá-los nas ruas. Isto irá desgastar ou raspar as solas dos sapatos ou sandálias tornando-as menos deslizantes em pisos muito escorregadios.


Mais dicas para andar de salto alto


Você já sabe: calçar sapatos ou sandálias de salto alto fazem suas pernas parecerem mais esbeltas, o abdômen mais firme e aumenta a sua feminilidade. Além disso, acrescenta um charme maravilhoso ao seu modo de caminhar. Mas, usar saltos altos não é um talento natural. É uma habilidade que requer aprendizagem, aperfeiçoada pela prática e disciplina. Por isso, aqui vão mais algumas dicas para andar de salto alto:

Encontre o salto certo para cada ocasião. Não se torture. Seus saltos não acrescentarão nada ao seu visual glamuroso caso você os calce com uma expressão de dor ou pânico em seu rosto. Pergunte-se: vou ficar muito tempo em pé? Vou andar muito? Portanto, quanto mais tempo você for andar ou ficar em pé, menor deverá ser a altura dos saltos.

Experimente os sapatos antes de comprá-los. Calce os sapatos de salto alto e, sobre um piso firme e nivelado, procure ficar com seus joelhos retos e veja se consegue ficar nas pontas dos pés com as pontas dos saltos a pelo menos 3 cm acima do solo. Não dobre os joelhos. Se você não conseguir, os saltos são muito altos e você não deve usá-los. Se você insistir em usar estes sapatos, acabará andando com seus joelhos curvados para a frente o que pode desencadear dores terríveis, sem mencionar a aparência tola de caminhar curvada para a frente.

Lembre-se: primeiro os saltos, depois as pontas dos pés. Ou seja, em primeiro lugar, apóie o salto no chão e só então pise com a parte da frente do pé (ou seja, não pise com o salto e a ponta do pé ao mesmo tempo). Dê passos curtos. Assegure-se de não curvar os joelhos mais do que normalmente o faria. E para obter um equilíbrio maior, coloque um pé diretamente à frente do outro. Enfatizando mais uma vez: não pise com a ponta do pé antes de apoiar o salto no chão (veja a foto ao lado).

Você notará que os saltos tendem a encurtar os seus passos. Quanto mais alto o salto, mais curtos serão os seus passos.

Andar de salto alto também acrescentará um balanço ao seu quadril. Isto não pode e não deve ser evitado. Quando trabalhado de forma correta, isto garante feminilidade e graciosidade ao andar.

como andar de salto altÍssimo: aqueles com mais de 12 cm


Agora você terá instruções de como adaptar seus pés para calçar sapatos ou sandálias de saltos altíssimos (aqueles com mais de 12 cm de altura). Por isso, só continue a leitura caso tenha a curiosidade de saber mais sobre estes tipos de salto.

1ª parte: treinando os pés para os saltos altíssimos

Não há dúvidas que saltos com mais de 12 cm são mais sexy, tornam as pernas femininas mais belas, as mulheres mais altas e mais insinuantes. Contudo, o simples desejo de usar estes saltos não significa muita coisa. Este desejo deve se tornar uma forte motivação para que, então, você possa tirar proveito disto para alcançar seu objetivo: andar sobre estes gigantes.

Assim, após a motivação inicial, um plano deve ser traçado e um compromisso de treinamento deve ser assumido.

As alternativas: há basicamente duas alternativas diferentes quando se decide passar por um processo de treinamento para usar sapatos e sandálias com saltos com mais de 12 cm de altura. Uma dessas alternativas será aqui denominada treinamento básico; a outra alternativa será o treinamento avançado. Essas são as diferenças entre elas:

Treinamento básico: pode ser realizado de um modo mais simples. Provavelmente este treinamento implicará em mais tempo de aprendizagem e é indicado para o estilo de vida do dia-a-dia. Ele preparará você para usar saltos de até 10 cm

Treinamento avançado: este treinamento exigirá um esforço maior de sua parte, mais dedicação e muito planejamento. O objetivo deste trein
amento é preparar você para usar saltos com 12 cm ou mais de altura e exigirá equipamento especial.
Contudo, os dois treinamentos compartilham dos métodos diferentes. Um método, que denominaremos método do exercício exige mais tempo e esforço durante o período de treinamento, mas fornece uma maior flexibilidade quanto aos tipos de saltos e as atividades que você poderá fazer.
Já o outro método – o método do estilo – não exige muito tempo e esforço, mas impõe limites quanto aos tipos de sapatos que você poderá usar e quanto às atividades que poderá fazer durante o treinamento.

Primeira dica: praticar bastante. Para andar com elegância usando um sapato ou sandália com um salto agulha com 15 cm de altura é preciso muita prática.

Segunda dica: pratique ficar em pé. Calce as sandálias (ou os sapatos) e pratique ficar em pé. Sim, ficar em pé. Pois de nada adianta você querer começar a andar com sapatos de saltos altíssimos se não souber ficar em pé com eles. Fique em pé como se estivesse em uma festa conversando com alguém em pé: dê pequenos passos laterais, outros passos para trás, como se estivesse batendo um papo agradável e se movimentando pouco. Busque apoiar os pés até achar que já conseguiu se acostumar e não se desequilibra.

Terceira dica: sente-se em um sofá e pratique levantar-se dele com elegância. Busque sentar nas cabeceiras, onde você poderá se apoiar ligeiramente nos braços do sofá ou cadeira para se levantar.


Quarta dica: para você conseguir andar sobre um salto 15 agulha, você deverá (mais do que em saltos normais) buscar equilíbrio. Como? Ao andar, balance os quadris e busque equilibrar-se usando os braços. Imagine que você está em uma corda bamba. Os equilibristas se utilizam dos braços para buscar equilíbrio. Você deve fazer o mesmo, mas com graça e discrição. Nada exageradamente. Discretamente você pode jogar os quadris e estender os braços para conseguir equilíbrio. Isso só a prática vai dar.

Quinta dica: dê passos curtos. Não tente correr. Procure andar pouco, pois sandálias ou sapatos de salto superior a 12 cm são sandálias que exigem carro, táxi ou, no caso das grandes estrelas de Hollywood (como a Gwyneth Paltrow que chega a encarar um 17 cm), uma limosine. Por isso, não tente andar muito. Economize as energias para quando precisar andar.

Sexta dica: se o calçado for uma sandália, assegure-se de amarrar bem a sandália ao seu pé.

Sétima dica: saltos acima de 12 cm forçam a curvatura dos pés a ângulos próximos a 90º, como as bailarinas profissionais. Se for não aceita nada abaixo dos 12 cm, pode tentar comprar equipamento de treinamento que as bailarinas usam para alongar a curvatura dos pés. Você pode usar este equipamento em casa durante uns 20 minutos diariamente fazendo exercícios para alongar a curvatura. Mas tente essa dica se for passar a usar saltos acima de 12cm constantemente.

como medir a altura de um salto alto
Denominação: raso
Altura do salto: das rasteiras até 2,5 cm

Denominação: baixo
Altura do salto: entre 2,5 e 6,0 cm

Denominação: médio
Altura do salto: entre 6,0 e 8,5 cm

Denominação: alto
Altura do salto: entre 8,5 e 10,0 cm

Denominação: altíssimo (ultra-alto)
Altura do salto: acima dos 10,0 cm

Aqui, como também no que se refere aos tamanhos dos calçados, não existe padronização. Há 4 modos de se medir a altura dos saltos.

A) Modo americano: a medida é feita colocando-se o salto sobre uma superfície plana. Mede-se a partir da superfície (incluindo-se a capa fixa) verticalmente até o topo do salto.
-

B) Modo italiano: a medida é feita através do eixo do salto, sem levar em conta a capa fixa do salto, como mostra a figura ao lado.
-


C) Modo italiano 2: a medida da altura do salto é feita pelo eixo incluindo a capa fixa.







D) Modo europeu: mede-se a altura do salto (inclusive a capa fixa) conforme a figura.



Uma coisa importante a dizer é que o padrão de medida dos saltos é adotado para todos os estilos a partir de um padrão de medida comum (normalmente tamanho 36). Assim, quando você tem um salto com 12,5 cm de altura essa é a medida para um tamanho 36. Para tamanhos maiores o salto será maior; e para tamanhos menores, menor será o salto.

Isto tem uma razão: um salto de 12,5 cm em um calçado tamanho 33 resultará em um arco maior do que aquele para um tamanho 36. Ou seja, a altura dos saltos decrescerão ou aumentarão de acordo com o tamanho do calçado.

Normalmente a altura do salto varia entre 2 e 3 mm de acordo com o tamanho do calçado. Por exemplo: um salto de 10 cm para um tamanho 36, será 9 cm para um tamanho 33 e 12 cm para um tamanho 43.
como organizar sua coleção de sapatos

-
Faça um inventário dos sapatos

O primeiro passo para organizar qualquer coisa, mas principalmente uma coleção de sapatos, é saber quantos pares você tem. Traga-os para fora do closet ou armário. Embora esta tarefa possa parecer desanimadora (a depender do número de pares que você possua), isto possibilitará que você saiba exatamente quantos sapatos ou sandálias você tem e o espaço efetivamente disponível para guardá-los. Alinhe os sapatos fora do closet ou armário e classifique-os conforme os modelos (escarpins, meia-patas, botas, sandálias, peep-toes etc).

Doe os sapatos que você não quer mais

Agora é hora de ser mais agressiva. Com que frequência você, de fato, usa este ou aquele par de sandálias? Será que já não é hora de doá-los? Nós sabemos o quanto isto pode ser difícil. Por isso, se você ainda não estiver preparada para se desfazer daquele par de escarpins que usou apenas umas 2 ou 3 vezes, mas que ainda adora de verdade, então procure guardá-los em um lugar menos acessível em seu closet. Não os guarde na parte principal do armário.

Organize os pares restantes

Classifique os pares de sapatos restantes em termos de frequência de uso e guarde-os em grupos. Coloque os sapatos que você usa mais frequentemente na parte da frente do closet ou armário. Se o espaço disponível é pequeno, não os esprema ou empilhe de qualquer modo. Pelo contrário, tente maximizar o espaço disponível em seu closet ou armário. Se você tem pouco espaço para guardar seus sapatos, dê preferência a sapateiras externas ao closet ou utilize nossas heels bags. E seja consciente: após usar aquele escarpin que você adora, limpe-o e guarde-o no mesmo lugar.



Moda - Sapatos Altos !




Scarpin, peep toe, quem não se amarra em algum desses ? Mas com que tipo de roupa eu posso usar cada um ? Que cores de sapato é bom sempre ter ? Qual é o nome daquele sapato ?

Scarpin

O amante de qualquer garota determinada e que sabe se vestir , sim. Mas não aconcelho o scarpin para as meninas que tem um pé muito grande, pois o bico do scarpin é fino e pode alongar e dar uma aparencia de que seu pé é maior ainda. A pronuncia é escarpan, portanto não chegue na sapataria falando "moço,gostaria de ver um iscarpin. O salto do scarpin é sempre médio ou alto, podendo ser usado para as baladas, e arrazar! Ficam ótimos e podem ser usados com saia, minissaia, ternos e calças.
-

Peep toe


Em minha opinião é um dos melhores sapatos que ja existem. Os peep toes combinam com tudo também, inclusive com mulheres baixas, pois alongam a silhueta. Quer sair à noite? Combina. De dia ou até para ir ao trabalho? Combina. Só aprenda a adequar o estilo à ocasião, que tudo fica perfeito. Ele apresenta várias cores, e sua pronuncia é piip tue.



Ankle boot

Versátil e fashion, pode ter bico e salto mais finos, ideal para a balada, ou ser mais baixa e arredondada, que combina melhor com um estilo esportivo. A ankle boot pode compor um look moderninho com leggin, calça skinny ou meias grossas. Mas é preciso ficar atento: o modelo é indicado apenas para quem tem tornozelos finos e pernas longas, pois ele achata a silhueta. Ele contém seu cano baixo, e pode ser uma boa opção para você que gosta de arrazar !

-
Meia Pata


Entre os saltos altíssimos que chamam atenção no Verão 2010, estão os satos Meia Pata. Caracterizados pelo salto mais fino atrás e com uma espécie de plataforma na parte frontal, como apoio para a região dos dedos e de ponta de pé, as meias patas prometem destacar os pés femininos na temporada quente de 2010. Confirma o site portais da moda. E ai , cadê o seu meia pata ?








Open boot


É um sapato hiper estilosos, que pode ser adaptado por várias mulheres, pois com seu jeito fofo, deixa qualquer menina estilosa. Ele pode ser usado em festas, pode ser aderido pelos rockeres, como todos os estilos podem usar. Ele fica bom , com looks para a noite.







Gladiador


Neste verão, o modelo de sandália é a chamada Gladiador, que lembra os calçados romanos. Ela tem um estilo diferente e que pode ser muito bem usada com shorts, saias curtas ou vestidos longos. Existem com saltos, sem saltos e de várias cores que podem se adaptar a seu estilo de vida. Ah , quer ir a alguma boate com ela ? pode.






Questionário @

Você gosta/usa salto alto?
O que leva em conta na hora de comprar um sapato novo?
Qual seu estilo preferio de sapato?
Gostou da postagem, comente:




Nenhum comentário:

Postar um comentário