sexta-feira, 8 de outubro de 2010



Sempre que fica sabendo que terá uma prova, você não consegue pensar em outra coisa e passa madrugadas estudando. E, se por acaso não tira dez (mas um nove!), se sente frustrada. O mesmo acontece quando você não é a primeira na prova de atletismo, quando não passa logo de cara no vestibular, quando não consegue emagrecer tão rápido quanto queria... Não atingir a meta que você criou para si mesma a deixa triste. E esse excesso de cobrança pode te atrapalhar muito!

Por que isso rola?
Você se cobra demais porque quer chegar a um estágio de perfeição inatingível. Na sua cabeça, se não for a garota mais perfeita do mundo, não terá a aprovação e o amor dos amigos e da família. E, quanto mais se cobra, mais achará algo com o qual não está contente. Daí, vem o sentimento de culpa e, com ele, mais cobrança.

Como lidar?
Lembre-se de que você é um ser humano como outro qualquer, com qualidades e defeitos. Não se sinta pressionada a fazer tudo perfeitinho e aceite que não pode controlar o mundo. Foque em fazer o seu melhor sempre, mas respeitando seus limites. Se mesmo assim o seu nível de autocobrança não diminuir, procure um psicólogo para conversar.
E quando a cobrança vem dos outros?
Pode acontecer de você exigir muito de si mesmo porque seus pais querem que seja a aluna perfeita. Ou você se cobra muito porque sua irmã ou uma amiga parecem fazer tudo certo e esperam que você seja como elas. Se o seu caso for o primeiro, chame os seus pais para uma conversa e diga como se sente. Diga o quanto a cobrança a está deixando estressada e, juntos, definam o que é mais importante na sua vida: estudar para o vestibular? Aprender bem inglês? Alinhas as expectativas vai ajudar muito! Agora, se outra pessoa a cobra para ser como ela, desencane. Cada pessoa é uma e querer ser igual a outra não está com nada.

Teste
Marque as alternativas as quais se identifica.
( ) Eu fico estudando de madrugada
( ) Sempre sou eu quem termina os trabalhos em grupo
( ) Eu acho que é minha culpa quando o time de vôlei perde
( ) Vou para a academia todos os dias quando percebo que engordei
( ) Choro quanto tiro oito na prova
( ) Quando combino de sair com um garoto, planejo os mínimos detalhes, da roupa ao passeio
( ) Se eu não passar no vestibular, vou achar que sou um fracasso
( ) Eu me culpo pelos erros dos outros

Até 3 alternativas marcadas
Você não leva nada a sério. Assuma mais responsabilidades.

Entre 4 e 6 alternativas marcadas
Você sabe quando deve ser responsável e quando pode relaxar.

Mais de 7 alternativas marcadas
Você assume muita responsabilidade! Ei, você não pode controlar todas as coisas!



Nenhum comentário:

Postar um comentário