sexta-feira, 8 de outubro de 2010



Normalmente começa na puberdade, e com o tempo vai diminuindo. Se manifesta de diferentes formas em diferentes pessoas, alguns se esquecem de trata – lá e sofrem com graves lesões podendo ficar com marcas físicas e psicológicas indesejáveis. Vamos confessar, quem nunca teve pelo menos uma na vida? Aquela bolinha branca, gordurenta e nojenta ás vezes parece que nos persegue! Aprenda um pouco mais sobre elas, lendo o tópico!


O que é?


A acne é uma doença de predisposição genética cujas manifestações dependem da presença dos hormônios sexuais. Devido a isso, as lesões começam a surgir na puberdade, época em que estes hormônios começam a ser produzidos pelo organismo, atingindo a maioria dos jovens de ambos os sexos. A doença não atinge apenas adolescentes, podendo persistir na idade adulta e, até mesmo, surgir nesta fase, quadro mais frequente em mulheres. As manifestações da doença (cravos e espinhas) ocorrem devido ao aumento da secreção sebácea associada ao estreitamento e obstrução da abertura do folículo pilosebáceo, dando origem aos comedões abertos (cravos pretos) e fechados (cravos brancos). Estas condições favorecem a proliferação de microorganismos que provocam a inflamação característica das espinhas, sendo o Propionibacterium acnes o agente infeccioso mais comumente envolvido.

Acne solar


Muito comum durante o verão, a acne solar pode ser evitada com a utilização de filtros solares, de preferência aqueles em base não oleosa ("oil free"), aplicados antes e durante a exposição ao sol. Para aqueles que já apresentam a doença, o tratamento é semelhante ao da acne vulgar devendo ser incluída a proteção solar adequada.


Manifestações clínicas


A doença manifesta-se principalmente na face e no tronco, áreas do corpo ricas em glândulas sebáceas. Os sintomas variam de pessoa para pessoa, sendo, na maioria da vezes de pequena e média intensidade. Em alguns casos, o quadro pode tornar-se muito intenso, como a acne conglobata (lesões císticas grandes, inflamatórias, que se intercomunicam por sob a pele) e o acne queloideano (deixa cicatrizes queloideanas após o desaparecimento da inflamação).

O quadro clínico pode ser dividido em quatro estágios: (eu não vou colocar imagens ilustrativas, pois é nojento demais)

▪ Grau 1: apenas cravos, sem lesões inflamatórias (espinhas).

▪ Grau 2: cravos e "espinhas" pequenas, como pequenas lesões inflamadas e pontos amarelos de pus (pústulas).

▪ Grau 3: cravos, "espinhas" pequenas e lesões maiores, mais profundas, dolorosas, avermelhadas e bem inflamadas (cistos).

▪ Grau 4: cravos, "espinhas" pequenas e grandes lesões císticas, comunicantes (acne conglobata), com muita inflamação e aspecto desfigurante.


Tratamento
-


Sendo doença de duração prolongada e algumas vezes desfigurante, a acne deve ser tratada desde o começo, de modo a evitar as suas sequelas, que podem ser cicatrizes na pele ou distúrbios emocionais, devido à importante alteração na auto-estima de jovens acometidos pela acne. O tratamento pode ser feito com medicações de uso local, visando a desobstrução dos folículos e o controle da proliferação bacteriana e da oleosidade. Podem ser usados também medicamentos via oral, dependendo da intensidade do quadro, geralmente antibióticos para controlar a infecção. Em casos de acne muito grave (como a acne conglobata), ou resistente aos tratamentos convencionais, pode ser utilizada a isotretinoína (Roacutan), medicação que pode curar definitivamente a acne em cerca de seis a oito meses na grande maioria dos casos.

Remédio caseiro para acnes

-
Um excelente remédio caseiro para reduzir a acne é a água de arroz.

Ferva arroz em bastante água, sem adicionar temperos até ficar com aspecto empapado, e acrescente para cada 2 colheres de sopa de papa de arroz uma colher de sopa de mel. Triture no liquidificador para que fique pastoso e fácil de aplicar.

Essa “papa” pode ser aplicado no rosto ou nas costas. Esta máscara tem um efeito muito positivo também para o tratamento de rugas, acnes e manchas na pele, e deve ser aplicada de preferência de noite que é quando a pele está mais receptiva à hidratação e tratamentos.

Fora, espinhas!


A maioria das espinhas some sozinha após cerca de uma semana, mas, se você não consegue conviver com a espinha grande e amarela, aja corretamente. Não esprema com os dedos a menos que estejam limpos ou cobertos com pano. Dedos sujos só vão ajudá-las a se espalhar. E, sempre após remover cravos e espinhas da forma correta, passe um adstringente, que é uma loção contendo produtos químicos que fecham os poros e os mantém livres de bactérias.




▪ Prenda o cabelo para trás.
▪ Despeje água quente em uma bacia.
▪ Posicione a cabeça sobre a bacia. Cobrindo-a com uma toalha, para não deixar o vapor escapar.
▪ Fique nessa posição por vários minutos, para abrir os poros.
▪ Ao sair de sobre a bacia, cubra as pontas dos dedos com panos limpos.
▪ Pressione suavemente a área ao redor do cravo, para que ele saia. Não force, senão poderá provocar irritações e até cicatrizes.
▪ Feche os poros passando água fria no rosto.

O ideal é repetir essa operação toda semana, de forma a manter a fisionomia limpa e reduzir as chances de espinhas se desenvolverem a partir de poros entupidos e inflamados.

Não esprema as espinhas!


Não adianta reclamar: todo mundo sabe que tem de aprender a conviver com a acne, especialmente durante a adolescência. Mas, basta aparecer uma espinha, para que a maioria das pessoas seja atacada pela vontade de colocar os dedos em ação e espremê-la sem dó, não é mesmo? Porém, é fundamental controlar esse desejo: espremer, furar ou cutucar cravos e espinhas é muito perigoso, pois é capaz de deixar cicatrizes para o resto da vida, além de agravar o quadro da acne.

Por mais limpas que estejam, nossas mãos têm sempre milhões de bactérias. Portanto, quando levamos as mãos ao rosto, por exemplo, estamos "carregando" um monte de micróbios até nossa pele.


Mitos e Curiosidades sobre as espinhas


Muitos mitos foram criadas em cima desse assunto, uma das falsas afirmações é que o chocolate faz aparecer espinhas ou acne ou mesmo alimentos gordurosos. O que sabemos é que uma boa alimentação ajuda a evitar o aparecimento das mesmas, porém não eliminará completamente. A espinha ou acne também não é causada pela higiene inadequada, pelo contrário se limpar sua pele agressivamente poderá ter sérias lesões na pele. O ideal é que se lave a pela levemente com água e sabão suave, 2 vezes ao dia.

▪ Ansiedade e estresse pioram a acne.
▪ Chocolate não provoca espinhas.
▪ Intestino preso e acne não tem relações. A função intestinal irregular não tem relação com a acne.
▪ O clima interfere na qualidade da pele.
▪ Cosméticos em excesso podem prejudicar a pele e causar espinhas.



Questionario @

Você tem espinhas?
O que você faz quanto as suas espinhas aparecem?
Gostou da postagem, comente !





Nenhum comentário:

Postar um comentário